Ministério Público faz buscas na CLDF em operação contra corrupção

Pergunta de matemática pedia que o candidato representasse "1,35 bilhão" apenas usando algarismos. "Quando a esmola é muita, até o santo desconfia", brinca um dos alunos no Twitter.

Ministério Público faz buscas na CLDF em operação contra corrupção

"Quando a esmola é muita, até o santo desconfia", brincou um candidato ao comentar uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Considerada "muito fácil" pelos alunos, a pergunta exigia que eles respondessem como escrever "1,35 bilhão" usando apenas algarismos (e seus muitos zeros).

 

 

Pergunta do Enem considerada fácil pelos candidatos vira piada nas redes sociais — Foto: Reprodução

Pergunta do Enem considerada fácil pelos candidatos vira piada nas redes sociais — Foto: Reprodução

O gabarito oficial do Inep será divulgado nesta quarta-feira (23), mas professores do Curso Anglo já adiantaram qual é a resposta correta. Ela está no fim desta reportagem, para você não dar aquela espiadinha antes de testar seus conhecimentos.

Pelo método de correção do Enem, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), toda edição da prova terá questões pré-classificadas como fáceis, médias ou difíceis. Essa "calibragem", inclusive, vai ser considerada no cálculo da nota, dependendo da coerência do desempenho do candidato.

Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente "chutou" as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas (veja ilustração abaixo).

As notas finais serão divulgadas em 13 de fevereiro de 2023.

Fonte https://g1.globo.com/educacao/enem/2022/noticia/2022/11/23/questao-do-enem-2022-considerada-muito-facil-vira-piada-confira-no-gabarito-se-voce-acertaria.ghtml