Saiba qual a idade ideal para começar a prevenir a osteoporose

Médica indica quando a prevenção da osteoporose deve ser iniciada e quais são os principais hábitos que favorecem a saúde dos ossos

Saiba qual a idade ideal para começar a prevenir a osteoporose

osteoporose é uma doença caracterizada pela perda gradual da massa óssea, devido à diminuição da formação e absorção de minerais, principalmente, de cálcio, fazendo com que os ossos fiquem mais fracos e suscetíveis a fraturas. Além de provocar muita dor, a osteoporose pode resultar em limitações físicas e, consequente, queda na qualidade de vida dos pacientes.

A estimativa é de que cerca de 33% das mulheres com mais de 65 anos terão osteoporose, de maneira que os cuidados para evitar a condição devem ser tomados o quanto antes.

Especialistas alertam para a necessidade de iniciar a prevenção da osteoporose ainda na infância, com a ingestão de alimentos saudáveis e o incentivo aos bons hábitos de saúde. A prevenção antes da fase adulta constrói um bom pico de massa óssea e ajuda a prevenir o surgimento da osteopenia, que antecede a osteoporose e pode ser revertida.

“Desde a infância é necessário que a criança tenha uma boa ingestão de cálcio, que é encontrado principalmente no leite e derivados, como queijos e iogurtes naturais. Os níveis de vitamina D também precisam ser adequados, sendo o sol a principal fonte de absorção. A vitamina K e o magnésio complementam as fontes necessárias para ossos saudáveis e essas recomendações valem para crianças e adultos”, sinaliza a endocrinologista Lorena Amato.

Como cuidar dos ossos?

Lorena explica que vários fatores podem influenciar a saúde dos ossos, entre eles fatores genéticos, nutricionais, hormonais e o estilo de vida.

No caso da vitamina D, além do sol, ela pode ser encontrada em peixes com maior índice de gordura e cogumelos. Entre os alimentos ricos em vitamina K estão a couve e demais vegetais de folhas verdes, amora, ovos e carnes.

Outro grande aliado para manter a saúde óssea é a atividade física. Os exercícios que trazem mais benefício são os de impacto, que provocam a tração do músculo no osso, como a musculação e a corrida, por exemplo.

Fonte https://www.metropoles.com/saude/saiba-qual-a-idade-ideal-para-comecar-a-prevenir-a-osteoporose