Unesp abre inscrição para vestibular de 2024 sem definir quais serão as vagas do Provão Paulista

Candidatos terão até 9 de outubro para se cadastrar no site da Vunesp e concorrer a uma das 6.596 vagas em 24 cidades

Unesp abre inscrição para vestibular de 2024 sem definir quais serão as vagas do Provão Paulista

Começa hoje, segunda-feira, dia 4, e vai até 9 de outubro o período para se inscrever no vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizado pela Vunesp, por meio do site da fundação.

Haverá redução de 75% do valor da taxa de R$ 192 para candidatos do último ano do ensino médio público paulista. O benefício deve ser pedido no mesmo prazo da inscrição. Até agora não se sabe contudo, quais serão as vagas ofertadas ao Provão Paulista.

A primeira fase do exame, com questões de múltipla escolha, acontecerá em 15 de novembro, feriado nacional.

"Neste ano, teremos uma prova de 90 questões, com cinco alternativas cada uma, contemplando todas das disciplinas. Incluindo sociologia e filosofia. É um exame de média dificuldade, com bastantes gráficos e mapas, perguntas interdisciplinares e algumas até em inglês", adianta Rui Calares, coordenador pedagógico do Cursinho da Poli.

Os candidatos convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 10 e 11 de dezembro, respondendo a questões discursivas e elaborando uma redação, mesmo modelo adotado até o vestibular de 2020, o último antes da pandemia de Covid-19.

"A prova da segunda fase terá 24 questões no primeiro dia, de ciências sociais, ciências da natureza e matemática. No segundo dia, serão 12 de linguagens, mais a redação", completa Calares.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram

"A redação segue o modelo de uma dissertação e é comum que as propostas demandem a tomada de posicionamento por parte dos candidatos frente a assuntos que dialogam com nossa realidade e vivência de mundo", avalia Sandro Vimer Valentini Jr., coordenador do curso Poliedro de Campinas.

 

"Importante destacar que, sozinha, a redação da Unesp vale 28 pontos na composição da nota da segunda fase. Pode ser muito útil o treino com provas de anos anteriores, uma estratégia que permite ao aluno se familiarizar com o modelo de prova", completa.

No exame para ingresso em 2023, 67.657 candidatos disputaram 7.680 vagas, além de 255 oportunidades adicionais para participantes de olimpíadas científicas.

Desde 2017, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 50% das oportunidades de cada curso da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública.

Provão

 A Unesp vai oferecer 934 para ao Provão Paulista, um exame que será aplicada em alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual. Esse número representa 12,76% do total de vagas dos 136 cursos de graduação. 

Segundo a universidade, os cursos menos procurados oferecerão proporcionalmente mais vagas para o vestibular seriado. Os percentuais das oportunidades oferecidas por curso variarão de 10% (cursos mais procurados) a 30% (menos procurados). Mas ainda não se sabe quais vagas são essas.

Ao todo, o Provão vai dar acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, da Unicamp e da Unesp, além da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, já para o ano letivo de 2024. O exame será aplicado pela Vunesp em novembro e terá questões de múltipla escolha e uma redação.

Fonte Unesp abre inscrição para vestibular de 2024 sem definir quais serão as vagas do Provão Paulista - Notícias - R7 Educação