Brasileiros já são mais de 30% dos estrangeiros em Portugal

Segundo estatísticas do governo local, até 2022 havia 239.744 nacionais do Brasil residindo no país europeu.

Brasileiros já são mais de 30% dos estrangeiros em Portugal

Os brasileiros já constituem 30,7% do total dos estrangeiros residentes em Portugal, de acordo com novas estatísticas do governo do país europeu.

Em números absolutos, havia 239.744 nacionais do Brasil residindo no país em 2022 - o último ano disponível dos dados. Esse número leva em conta apenas os brasileiros que buscaram e conseguiram o visto de residência em Portugal.

Os que já tinham um passaporte europeu ou de outra nacionalidade previamente e brasileiros que vivem no país europeu de forma ilegal não estão contabilizados no levantamento.

Os números são do relatório de imigração, fronteiras e asilo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão do governo português responsável por conceder residência a cidadãos de outros países.

O estudo aponta ainda um crescimento de 17% da comunidade brasileira, com relação a 2021, quando o Brasil foi também a nacionalidade com o maior número de estrangeiros.

 

 

No ranking por países, o Brasil aparece bem à frente da segunda nacionalidade, a Reino Unido, que responde por 5,8% do total de estrangeiros, ou 45.218 pessoas - é muito comum que ingleses aposentados passem a residir no sul de Portugal, onde o clima é mais ameno e o custo de vida, menor em comparação com o país de origem.

Cabo Verde, Índia, Itália e Angola seguem nas posições seguintes.

 

Novos trâmites

 

O estudo aponta o aumento de nacionais de países de fora da Europa, o que, segundo o SEF, é explicado pela "percepção de Portugal como país seguro, bem como as vantagens fiscais decorrentes do regime para o residente não habitual".

O levantamento do SEF também ainda não leva em conta recentes mudanças nos trâmites migratórios que, na prática, facilitam e agilizam a obtenção de visto de residência a brasileiros.

 

Fonte https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/06/28/brasileiros-ja-sao-mais-de-30percent-da-populacao-de-portugal.ghtml