Cachos sem definição? Especialista explica causas e como tratar

Existem alguns fatores que você nem imagina, mas que podem estar impedindo a definição do seu cabelo. Tricologista esclarece

Cachos sem definição? Especialista explica causas e como tratar

Adeptas dos cachos e crespos naturais sabem como é cansativo investir tempo, esforço e produtos em uma finalização estruturada. Passar horas fazendo fitagem, amassar, esperar secar e, finalmente, o resultado final. Valeu a pena todo trabalho, não é?

Mas quando se tem todo esse esforço e, mesmo assim, o cabelo não “quer” definir de jeito nenhum? Não importa quanto creme ou gelatina se use, nada adianta. Existem alguns fatores que você nem imagina, e que podem estar impedindo o seu cabelo de definir.

A farmacêutica e tricologista Cristal Barros, da Cristal Clínica Capilar, explica quais são esses fatores, como tratar e, o mais importante, como evitá-los.

O uso constante de chapinhas e secadores, e também o uso de finalizador em excesso danificam o fioGetty Images

foto colorida de mulher com cabelo cacheado

É fundamental higienizar o cabelo de 2 a 3 vezes por semana

“O principal fator para a perda de definição nos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento em excesso, que altera a curvatura devido à falta de alinhamento das cutículas. Por isso, os cachos ficam sem definição”.

A tricologista destaca que, em casos de ressecamento, não tem para onde correr. A recomendação é investir nos cuidados básicos. “Para evitar esse problema, o ideal é que seja feita uma hidratação semanal, que terá o papel de repor água e nutrientes aos fios, deixando os cabelos mais maleáveis. A hidratação devolve a maciez, a suavidade e a maleabilidade aos fios. Sendo responsável pelo toque sedoso”.

Cristal também alerta para importância dos cuidados internos. “Perdemos hidratação diariamente, por isso, é importante fazer essa reposição. Vale lembrar também a importância da hidratação de dentro para fora, bebendo bastante água, e investir em uma alimentação saudável é essencial”.

Produtos inadequados

A especialista afirma que usar produtos inadequados pode prejudicar o fio. O ideal é se fazer valer de cremes, shampoos e hidratações próprias. “Os cabelos cacheados têm curvatura que varia e o correto é usar produtos certos para cada uma delas. Quem tem dificuldade em saber qual é a curvatura do seu cabelo deve buscar ajuda profissional. Além de indicar a curvatura correta, ele também dará dicas de produtos e de como cuidar melhor dos fios”.

Produtos em excesso

A farmacêutica alerta para os riscos de usar muito produto. “Podem formar uma película residual na fibra capilar, devido higienização inadequada dos fios ou ao acúmulo de resíduos por excesso de produto, o que faz com que os cabelos fiquem opacos, quebradiços e sem forma. Para resolver o problema, o ideal é um tratamento detox, com o objetivo de fazer uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo, seguido de terapias que hidratem e nutram o cabelo”.

Cristal também recomenda evitar cremes com componentes agressivos. “Usar os mais naturais sem derivados de petróleo, e adotar uma rotina de cronograma capilar ajudam a evitar o problema”.

É muito importante ter uma rotina de limpeza. “No mínimo de duas a três vezes por semana, mas não há uma regra exata para a lavagem dos cabelos. Se a pessoa fez uma atividade intensa em que suou muito, ela sempre deve lavar os cabelos. É muito importante que o couro cabeludo esteja saudável, sem resíduos de poeira, suor ou com excesso de produtos”, acrescenta. “Higienizar corretamente os cabelos, principalmente o couro cabeludo é fundamental”, finaliza a dermatologista.

Fontes de calor

Além desses fatores, outros hábitos que podem interferir na definição dos cabelos é o uso constante de chapinhas, secadores e finalizadores em excesso. “Nestes casos, é indicado parar com esses hábitos e investir em técnicas de texturização, como a fitagem”, encerra.

Fonte:https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/beleza/cachos-sem-definicao-especialista-explica-causas-e-como-tratar