Consumidoras caem em golpe do boleto falso; veja como evitar

Ao pagar a fatura errada, dinheiro vai para a mão de golpistas e não da empresa, e cliente ainda fica inadimplente

Consumidoras caem em golpe do boleto falso; veja como evitar

Pagar contas não é tarefa das mais agradáveis, mas imagine pagar um boleto e descobrir que continua devendo porque o documento era falso?

Foi o que aconteceu com a arquiteta Fulvia Gallo e com a servidora pública Goreti Palmeira, que pagaram boletos falsos e sentiram o prejuízo no bolso.

Boletos falsos chegaram por email

undefined

A arquiteta Fulvia Gallo

A arquiteta Fulvia Gallo

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

A arquiteta Fulvia Gallo conta que recebeu o boleto da conta de telefone por email em uma data próxima ao vencimento e com valores próximos ao que costuma pagar.

Tranquila, imprimiu e pagou no prazo. Estranhou, portanto, que a empresa ligava continuamente para dizer que a conta estava em aberto.

Foi só então que percebeu que o boleto que havia pago era falso e o dinheiro caiu na conta de algum golpista. 

 

 

Consumidora foi impedida de fazer ligações

Goreti Palmeira

Goreti Palmeira

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Situação semelhante foi vivida pela servidora pública Goreti Palmeira, que também recebeu um boleto por email de uma empresa de telefonia, não desconfiou de nada e pagou a conta.

Depois de um tempo, ela percebeu que o celular não fazia mais ligações, só recebia.

Ao entrar em contato com a empresa, pediram para a consumidora enviar o comprovante de pagamento. Foi o que ela fez e, desse modo, descobriu que a conta tinha sido paga, sim, mas para golpistas, já que aquele boleto não era da empresa.

Tanto Fulvia quanto Goreti pagaram a despesa de novo, com multa e juros, para ter suas contas quitadas e continuar usando os telefones. Não procuraram a Justiça, pois o valor de cada conta era de pouco mais de R$ 100.

Consumidor notou a diferença entre os boletos

Melhor sorte teve o contrarregra Joelson Moraes, que escapou de pagar o boleto falso recebido pelo correio. Ao abrir o envelope, viu que o design da conta era totalmente diferente do boleto que recebe todo mês da empresa de água. "O código de barras também estava estranho, não era nada parecido com o que eu recebia."

Moraes não pagou o boleto, mas ficou preocupado. "Foi sorte que eu abri a correspondência, pois acredito que minha mulher teria pago, pois ela não se atenta tanto, e acredito que teria pago, sim, sem nem perceber", disse.

A experiência negativa fez com que os consumidores prestassem ainda mais atenção aos boletos que recebem. 

Moraes, por exemplo, diz que agora a mulher sempre fica atenta aos boletos, para não pagar nenhuma conta falsa.

Goreti diz que a experiência fez com que todos da casa tomassem mais cuidado com os boletos. A conta do telefone foi posta em débito automático e a funcionária passou a usar o sistema de DDA (Débito Direto Autorizado), que permite que o banco informe todas as contas emitidas no CPF da pessoa. "Dessa forma, consigo saber tudo o que foi emitido de conta no seu nome, e inclusive contestar eventuais débitos errados", diz.

Quem paga mal paga duas vezes

O advogado especializado em direito bancário e do consumidor Alexandre Berthe lembra que um axioma do direito diz que "quem paga mal paga duas vezes", pois a obrigação só pode ser considerada cumprida quando o pagamento for feito ao credor.

Nem sempre isso é verdade; o consumidor precisa provar sua boa-fé e responsabilidade da empresa, pois o código também considera válido o pagamento ao "credor putativo", ou seja, aquele que tem a aparência de ser credor verdadeiro, mesmo não sendo.

As decisões dos tribunais variam muito. Há decisões que entendem que o banco tem o dever de indenizar o consumidor que fez o pagamento para um golpista, especialmente quando o golpe é feito de tal maneira que tem toda a aparência de verdade, caso em que os golpistas têm acesso aos dados da vítima e informações confidenciais dos boletos, por exemplo. Já quando o consumidor acaba se utilizando de meios não oficiais ou se trata de fraude mais grosseira, a Justiça acaba por não dar ganho de causa ao consumidor, mesmo que esse seja, por definição, considerado a parte fraca da relação de consumo.

Por isso, o conselho do advogado é que o consumidor evite fazer pagamento de boletos enviados por SMS, email, WhatsApp e que sempre procure os canais oficiais das empresas e dos credores.

Veja, a seguir, cinco dicas para identificar boletos falsos

  • Febraban alerta para golpe virtual em compras para o Dia dos Namorados
  • Mulher preocupada com contas em atraso. Freepik/rawpixel.com
  • boleto, como reconhecer boleto falso,conta a pagar
  •  
  •  
  •  
  • Febraban alerta para golpe virtual em compras para o Dia dos Namorados
  • Mulher preocupada com contas em atraso. Freepik/rawpixel.com
  •  
  • Os boletos bancários são uma das formas mais utilizadas para pagar contas. Saber identificar os boletos falsos é essencial para evitar cair em golpes que simulam boletos verdadeiros, mas que, ao serem pagos, o dinheiro vai para a conta de criminosos. O resultado é prejuízo para o consumidor e para a empresa.

    Confira estas cinco dicas da Serasa Experian para identificar se um boleto é mesmo verdadeiro:

    Freepik/rawpixel.com

Fonte https://noticias.r7.com/prisma/o-que-e-que-eu-faco-sophia/consumidoras-caem-em-golpe-do-boleto-falso-veja-como-evitar-13122022