Gêmeas sofrem mesmos sintomas de câncer, mas só uma têm a doença

Sophie Walker foi diagnosticada com câncer há seis anos. Neste período, Megan, sua irmã gêmea idêntica, desenvolveu os mesmos sintomas

Gêmeas sofrem mesmos sintomas de câncer, mas só uma têm a doença

A escocesa Sophie Walker, 16 anos, foi diagnosticada com tumor de Wilms, um tipo de câncer renal, em outubro de 2017, aos 10 anos. Desde então, ela enfrenta uma batalha contra a doença. Mas o que mais intriga os médicos é que a gêmea idêntica da adolescente, Megan, sofre alguns dos mesmos sintomas da irmã sem ter o diagnóstico de câncer.

“Quando Sophie foi diagnosticada pela primeira vez, Megan tinha todos os sintomas. As pessoas comentam o tempo todo como ela parece doente – ela está ainda mais pálida do que a irmã”, contou a mãe das meninas, Rebecca Walker, em entrevista ao jornal Daily Mail. Segundo Rebecca, os médicos afirmaram se tratar de “coisa de gêmea”.

Sophie foi diagnosticada com tumor de Wilms em 2017, após sentir cólicas no estômago. Também conhecido como nefroblastoma, este é o tipo de câncer renal mais comum na infância e pode acometer um ou ambos os rins, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Nos seis anos seguintes, a adolescente passou pela remissão do câncer – período em que a doença está sob controle – por três vezes, mas o quadro retornou em janeiro de 2020, janeiro de 2021 e, mais recentemente, em dezembro de 2022.

Neste período, Megan viveu muitos dos mesmos sintomas da irmã, incluindo dor de estômago e nas costas, perda de peso e palidez, embora exames de ressonância magnética da cabeça aos pés nunca tenham encontrado indício de qualquer doença.

 

Empatia fraternal

Médicos envolvidos em casos semelhantes no passado descartaram a teoria de que gêmeos podem ter os mesmos sintomas de uma doença. Eles sugerem ser mais possível que a forte empatia pelo irmão seja a causa da dor física.

As meninas de Edimburgo, na Escócia, têm outros oito irmãos: James, 20 anos; Emily, 19; Ruthie, 17; Daniel, 13; Olivia, 11; Emma, ​​9; Nathan, 8 e Evan, de 8 meses.

 

Sophie segue em tratamento da doença. Enquanto os irmãos mais velhos ajudam cuidando dos mais novos, Megan faz questão de permanecer ao lado da irmã no hospital. ‘Megan não vai deixar Sophie até que ela diga: ‘Estou cansada, quero dormir'”, afirma a mãe.

Fonte https://www.metropoles.com/saude/gemeas-sofrem-mesmos-sintomas-de-cancer-mas-so-uma-tem-a-doenca