Harmonização: conheça as melhores combinações entre queijos e vinhos

Queijos e vinhos foram feitos um para o outro. Mas combiná-los não é das tarefas mais fáceis. Confira algumas dicas que podem ajudar nestas combinações

Harmonização: conheça as melhores combinações entre queijos e vinhos

Harmonização de comidas com qualquer tipo de bebida é uma arte! É muito difícil acertar em cheio uma combinação, pois é sempre algo extremamente pessoal. Ou seja, cada um tem um gosto e uma preferência. E não há como acertar sem errar, sem experimentar. Mas, quimicamente falando, existem algumas razões para que certas combinações funcionem.

No caso de queijos e vinhos, dois fatores são essenciais: A gordura e o sal, que são dois elementos que complicam a vida de tintos mais encorpados e com taninos (sensação de secura na boca, de adstringência) mais presentes.

Por isso, a primeira e mais importante dica é: brancos, rosés e espumantes são mais ecléticos com os queijos, do que os tintos. Se quiserem ir com tintos, o melhor caminho é procurar tintos leves, como os feitos com uvas como Pinot Noir e/ou Gamay.

Tentando ser um pouco mais específico e indo para os tipos de queijos e vinhos, fazendo com que ambos se complementem e aprimorem os sabores um do outro, algumas combinações tendem a dar bons resultados:

 

Brie ou Camembert com Chardonnay: A textura amanteigada e cremosa do Brie ou Camembert harmoniza bem com os sabores e corpo de um Chardonnay.

Queijo de Cabra com Sauvignon Blanc, Riesling ou Espumantes: A acidez e as notas herbáceas do Sauvignon Blanc cortam os sabores picantes e frescos do queijo de cabra, criando uma combinação linda.

Gouda, Emental e Gruyere com Merlot, Cabernet Sauvignon ou Malbec: Os sabores de nozes e levemente adocicado e sem tanto sal do Gouda ou Gruyere funcionam bem com o estes tintos de mais corpo.

 

Queijos Azuis com Porto ou outros vinhos doces: Os sabores intensos e salgados do queijo azul são maravilhosamente equilibrados pelas características doces e fortificadas dos vinhos fortificados doces.

 

Parmesão com Gamay, Pinot Noir ou Barbera. O fato de ser um queijo bem salgado atrapalha com os tintos muito tânicos, mas sua estrutura pede vinhos de mais corpo que os brancos, rosés e espumantes, motivo pelo qual estas uvas podem funcionar bem.

E tantas outras combinações são possíveis e devem ser testadas, sempre lembrando que não existe uma verdade absoluta quando falamos de vinhos e muito menos quando falamos de harmonização. O importante é provar, testar e ficar com aquilo que te faz feliz e não com o que os outros dizem que é bom ou ruim.

Fonte https://vivaavida.r7.com/prisma/adega-do-deco/conheca-as-melhores-combinacoes-entre-queijos-e-vinhos-27072023