UCP de Pedro Juan Caballero finaliza curso de Guarani

UCP de Pedro Juan Caballero finaliza curso de Guarani

A Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero realizou uma cerimônia de encerramento do Curso de Língua Guarani, cujo objetivo é difundir o idioma, a cultura, da culinária e usos e costumes do povo Paraguaio. O evento já é tradicional na instituição e contou com a presença do gerente da filial de Pedro Juan Caballero, Newton Luís de Oliveira.

Os acadêmicos, na grande maioria brasileiros, apresentaram os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de estudos e os diversos grupos apresentaram seus trabalhos relacionados ao aprendizado da língua guarani, bem como conhecimentos sobre as diversidades do folclore, cultura e tradições do país que eles escolheram para fazer o curso de Medicina.

Conforme a professora e instrutura da língua Guarani da UCP, Elvira Gonzalez, eventos como este servem para inserir os estudantes na comunidade e apresentar a eles um pouco do que eles encontrarão no dia a dia vivendo no Paraguai. “Mesmo estando muito perto do Brasil, nosso país possui particularidades desconhecidas por de estados longe da fronteira e a mistura disso tudo acaba criando um caldo cultural interessante e a acabamos, nós os paraguaios, também assimilando um pouco da cultura das diversas regiões do Brasil”, disse a professora.

Para o gerente interino da UCP de Pedro Juan Caballero, Newton Luís de Oliveira, a hospitalidade com que os brasileiros são recebidos pelo povo paraguaio e a troca de experiências através da cultura é uma coisa que os futuros médicos levarão para o resto de suas vidas. “Muito se sentem acolhidos de uma forma tão especial que dificilmente, apesar da distância de onde vieram, acabam se sentindo em casa”, disse ele.