Carnaval: aprenda cardápio detox para se livrar da ressaca

Nutricionista sugere cardápio leve para amanhecer bem na Quarta-feira de Cinzas

Carnaval: aprenda cardápio detox para se livrar da ressaca

O folião dificilmente pensa no dia seguinte. No entanto, a ingestão exagerada de bebidas alcóolicas tem consequências que, invariavelmente, aparecem.

A ressaca é resultado do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e provoca desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool e alterações do sistema nervoso. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça forte, dor nos olhos, náuseas e indisposição.

 

“A ressaca é o cérebro requisitando água. Poucos minutos após o primeiro gole, a concentração de álcool no cérebro já está igual à concentração de álcool na corrente sanguínea”, explica a nutricionista Nêmesis Monteiro, da clínica Nutrindo Ideais, do Rio de Janeiro.

Cardápio

Para prevenir a ressaca, é importante hidratar-se durante a festa. “Para cada dose de bebida alcoólica consumida, a sugestão é repor 250 ml de água, ou seja, proporção de um para um”, aponta Nêmesis.

No dia seguinte, a recomendação mais importante é combinar o descanso com alimentos leves. A nutricionista sugere um cardápio detox para que os mais animados consigam se recuperar antes da Quarta-feira de Cinzas:

 

Café da manhã:

Suco: 2 rodelas de abacaxi + 1 rodela de limão + 2 gelos de couve + 1 lasca de gengibre.

Fonte https://www.metropoles.com/saude/carnaval-aprenda-cardapio-detox-para-se-livrar-da-ressaca